Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

Bom Jardim em Nobres, Mato Grosso



Bom Jardim - Nobres, MT
Bom Jardim não é bonito, é lindo!


Leia também:
Parte 2 - Cachoeira Serra Azul, Aquário Encantado e Rio Salobra - Bom Jardim



1.Introdução
Neste post vamos falar sobre o Município de Nobres, em Mato Grosso. Mais especificamente sobre o distrito de Bom Jardim, que fica a 65km de Nobres e a 140km de Cuiabá.


Trata-se de “o Bonito do Mato Grosso”, tanto que você vai ouvir muito o bordão - quando começar a pesquisar ou mesmo visitar o local - “Nobres não é Bonito, é lindo!” (fazendo referência a Bonito, em Mato Grosso do Sul).


De fato, Bom Jardim é como se fosse Bonito em miniatura (apesar de que nós não conheceoms Bonito ainda - mas é o que se diz). Em miniatura porque a infraestrutura de Bom Jardim ainda não chega aos pés da infraestrutrura encontrada em Bonito.


Há menos atrativos disponiveis até o momento, também (menos do que em Bonito). Por outro lado os preços são bem mais atrativos. Se você estiver em Mato Grosso, é altamente recomendável passar de 1 a 2 dias neste lindo distrito, Bom Jardim.


Neste artigo nós vamos falar de todos os atrativos conhecidos nas proximidades até o momento, os preços, algumas pousadas, como chegar até a cidade e algumas dicas que não encontramos em nenhum outro site. Dentre as dicas que serão apresentadas neste post, incluímos:


  • Preços médios de todos os atrativos (os preços variam um pouco e também estão aumentando)
  • Análise sobre a logística de como chegar a Bom Jardim (ônibus ou carro?)
  • Alternativas para a logística se você estiver sem carro e for aventureiro.
  • Questões e dúvidas sobre como chegar aos atrativos (são livres ou não?)
  • Quais atrativos conhecer e quais não valem tanto a pena assim.
  • Desambiguando a confusão de nomes de todos os atrativos / pousadas.
  • Otimizando o seu tempo e passeios
  • Links para alguns sites que tem informações valiosas para Bom Jardim e alguns que tem boas informações mas que já estão desatualizados)


Nota do Autor: Os leitores do blog que moram em Mato Grosso ficarão felizes em ler este artigo que fala tão bem desse maravilhoso local que é Bom Jardim. Talvez por isso o tom do artigo de Chapada dos Guimarães tenha ficado um pouco negativo e consternado muitos leitores. Eu conheci Bom Jardim logo depois de ter conhecido Chapada dos Guimarães, então, talvez seja por isso que Bom Jardim tenha, com razão, ofuscado o brilho de Chapada dos Guimarães.
Mas a Chapada é muito linda também. O que acontece é que Bom Jardim tem paisagens mais deslumbrantes e diferente do que estamos acostumados, por isso impacta tanto o turista!


Este artigo será dividido em 2 partes. Na primeira parte damos uma geral total em Bom Jardim.
A segunda parte terá detalhes dos paseios que fizemos, com fotos, vídeos relatos, dicas e FAQ.


Nesta parte 1, o post é dividido nas seguintes seções:
1.Introdução
2.Nobres, Bom Jardim e o Parque Estadual da Serra Azul
3.Bom Jardim
3.1.Como Chegar
3.1.1.Breve Descrição
3.1.2.Meio de Transporte
3.1.3.Placar de Logística
3.1.4.Condições da Estrada
3.2.Estrutura de Bom Jardim
3.3.Onde Ficar
3.4.Alimentação
4.Atrações
4.1.Introdução
4.2.Mapa dos Atrativos
4.3.Tabela dos Atrativos
4.4.Tabela de Pacotes de Passeios
4.5.Detalhes dos Atrativos
5.Links e Referências


2.Nobres, Bom Jardim e o Parque Estadual da Serra Azul
O nome do Município é Nobres, mas se você for conhecer as belezas de Nobres, muito provavelmente você vai querer se hospedar em Bom Jardim - que é um distrito desse município. Praticamente esse minúsculo distrito (pelo menos por enquanto) sobrevive com base no turismo do local. Por essa mesma razão é que, apesar do pequeno tamanho, você vai encontrar muitas pousadas que ficam abertas durante todo o ano.


Apesar da boa quantidade de pousadas é importante verificar disponibilidade em feriados prolongados, porque trata-se de um local de turismo em bastante ritmo de ascensão.


Bom Jardim é um destino muito TOP, com paisagens realmente inimagináveis. Não dá nem pra acreditar que existam lugares tão bonitos e, de certa forma, tão acessíveis.


É muito provável que esse lugar se torne um pólo de turismo em pouco tempo e que, dentro de 10 a 15 anos, esteja no nível de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Portanto, se você deseja conhecer os locais comentados neste artigo sem gastar muito, corra. Pode ser que dentro de alguns anos, os preços já não estejam tão acessíveis assim.


Um fato que com certeza vai contribuir para uma grande ascensão desse distrito é que recentemente (últimos 5 anos) foi finalizada a estrada asfaltada que liga Cuiabá a Bom Jardim. A estrada está em excelentes condições, o acesso é muito fácil.


Além do mais, os maiores atrativos estão muito próximos de Bom Jardim.


Muitos atrativos estão dentro da área do Parque Estadual da Serra Azul. Mas conseguimos poucas informações sobre esse Parque. Não há uma entrad ado parque. Todas as entradas são cuidadas pelos donos de fazenda que possuem as terras na região.


3.Bom Jardim
3.1.Como Chegar
3.1.1.Breve Descrição
Sugerimos fortemente seguir os passos do site Viaje na Viagem, neste link aqui. Foi ele que utilizamos para chegar a Bom Jardim, e está muito bem detalhado, sem nenhum erro.


É importante salientar que existe outra forma pra se chegar a Bom Jardim, que é passando por Nobres - essa forma é bem pior. É porque a estrada que liga Nobres a Bom Jardim é de terra.


Pegando o caminho de Cuiabá direto pra Bom Jardim (o caminho explicado pelo link acima) você vai pegar uma estrada completamente asfaltada e em excelentes condições (pelo menos estava assim em Junho/2013 - época em que fizemos o passeio).


Atualmente, não há nenhuma razão pra se fazer o trajeto passando por Nobres.


Como no link dado acima, está explicadinho, nós aqui apenas tabelamos os pontos de atenção, são os pontos onde você tem que virar, ver alguma placa, etc. Siga essas indicações, e você não vai errar nada.


Além da tabel abaixo, logo abaixo dela postamos as fotos relacionadas a cada ponto da tabela.
Essas fotos foram retiradas do link do site Viaje na Viagem, postado acima.
Ponto
Ponto 1
km
Observação
0
Cuiabá (Centro)
0
Nós saímos da Av. Cel Escolástico com Travessa Prof. Joaquim Costa Marques (endereço em Cuiabá, porque é de onde saimos com o carro alugado). Então as distâncias podem variar dependendo do seu ponto de saída de Cuiabá, fique atento!
1
Posto Policial
21,9km
“Cuidado pra não seguir direto para Chapada dos Guimarães!”



Depois do posto  Policial, vai haver uma rotatória. Pegar a esquerda, em direção a Lago Manso (não tem placa pra Bom Jardim ainda, só pra Lago Manso)
2
Placa APM Manso
66,9km
Esta placa pode confundir, porque em nenhum momento diz pra onde que é Bom Jardim. Apenas continue reto!
3
Placa Paraíso/Bom Jardim
78,9km
É só aqui que aparece a primeira Placa falando da existência de Bom Jardim. A partir desse ponto não tem mais erro. É só seguir reto.
4
Bom Jardim
143km
Chegou!


Fotos de cada ponto (retiradas do Site Viaje na Viagem):
Ponto 1:









Ponto 2:








Ponto 3:








3.1.2.Meio de Transporte:
É muito provável que muito em breve haja alguma linha de ônibus que leve de Cuiabá até Bom Jardim, dado que agora há uma excelente rodovia asfaltada até lá. Mas pelo menos até Junho de 2013 isso ainda não é realidade. Só havia ônibus para Nobres, e não sabemos dizer se havia ônibus que levavam, então, de Nobres até Bom Jardim.
Se essa ainda for a realidade quando você estiver planejando o seu passeio,  você terá que ir de carro, alugando-o ainda em Cuiabá.
Em Bom Jardim não há lojas para locação de carros.


É importante notar que mesmo que haja (em breve) uma condução (ônibus) que leve de Cuiabá até Bom Jardim, você ainda terá o problema de translado em Bom Jardim, durante sua estadia lá, para se deslocar até os atrativos. É porque, tirando a Lagoa das Araras e o Balneário Estivado (dois dos atrativos de lá) todos os outros atrativos ficam longe para se ir a pé (no mínimo 15km de chão). Assim, se você chegar com as mãos abanando (sem carro) em Bom Jardim, não terá como visitar os locais de forma “não danosa”.

Obs: Eu entrei em contato com as pousadas antes de chegar lá, e eles informaram uma opção era fazer os passeios de moto-taxi. Sò que não sabemos dizer quais seriam os preços (as informações foram meio vagas).


Outro ponto importante é que talvez, mesmo de moto-táxi, o passeio para a Cachoeira Serra Azul fique bem caro, porque a distância a ser percorrida pela moto será grande. Daremos mais detalhes deste passeio mais adiante, neste post.


Alternativamente, se você estiver 100% no estilo “mochilão” pode-se contar um pouco com a sorte e pedir “caronas” para outros turistas para chegar nos atrativos lá em Bom Jardim. É porque é quase certo que haverá outros turistas por lá (eu fui totalmente fora de época, numa quinta e sexta-feiras e mesmo assim havia turistas). Isso é contar com a sorte porque você tem que dar a sorte de que:
  • Haja turistas por lá (isso nem é tão dificil, de fato)
  • Os turistas queiram fazer o passeio que você quer fazer (ou se não, você fica a mercê do que eles escolherem, se bem que isso nem é muito problema, porque qualquer passeio escolhido vai ser legal e quase todos optam pelo pacote “básico” que são de fato os passeios mais deslumbrantes).
  • Os turistas estejam com um carro com vagas! hehehe (Aqui sim está o maior fator sorte desta estratégia)


3.1.3.Placar de Logística:
Ônibus + moto táxi (ou carona)
Carro
  • Provavelmente mais barato
  • Logistica do ônibus pode ser complicada. (talvez tenha que pegar um para Nobres e depois outro para Bom Jardim)
  • Até Junho de 2013 não havia ônibus direto de Cuiabá para Bom Jardim (verificar)
  • Dependendo da época pode não haver moto taxi (verificar).
  • Há alguns passeios que ficam bem longe de Bom Jardim (perguntar especificamente quais passeios o moto-taxi faria, pode ser que ele faça alguns e outros não). Isso pode ser uma fonte de dor de cabeça se não olhado com antecedência
  • Esta opção só é (pode vir a ser) interessante se você estiver viajando sozinho ou talvez com 2 pessoas.Para mais de 2 pessoas, não vale a pena (é melhor ir de carro).
  • A alternativa ao moto-táxi é pegar carona no carro de outros turistas (mas como dito anteriormente a este quadro, é preciso um pouco de sorte).
  • Provavelmente mais caro
  • Mais rápido
  • Sem riscos de não conseguir realizar os passeios
  • Estrada Cuiabá a Bom Jardim está excelente, baixo risco de quebrar o carro.
  • Estradas de terra para os atrativos não são terríveis, são planas e secas.
Resultado Final: Se estiver em grupo de 2 pessoas ou mais, nem pense, vá de carro (a menos que você seja um mochileiro-100% e esteja disposto a pedir as caronas). Se estiver sozinho, só nesse caso, vale a pena pensar em fazer a logística utilizando ônibus (para chegar a Bom Jardim) e moto-táxi (para transitar de sua pousada para os atrativos de Bom Jardim). Mesmo assim, para conseguir fazer a logística de ônibus + moto-taxi, será necessário verificar, no mínimo
  • Se já existe ônibus que leva de Cuiabá até Bom Jardim
  • Se para a época que você está planejando há moto-taxis disponiveis em Bom Jardim, para quais dias e para quais passeios.
  • Verifique os preços dos ônibus e dos moto-táxis em Bom Jardim.
  • Lembre-se de perguntar se o valor cobrado pelo moto-taxi é de ida+volta (normalmente é só de ida).
  • Lembre-se de estimar quanto vai gastar com as ligações para resolver os problemas acima.
Como pode ver, em geral, recomendamos, mesmo se estiver sozinho, que vá de carro.


Eu fui sozinho nessa viagem, e achei vantajoso ir de carro. Obs: quando fui (junho de 2013) não havia ônibus direto para Bom Jardim de desde Cuiabá e não consegui informações precisas a respeito de moto-taxis via telefone. Por essa razão, como tinha pouco tempo, eu decidi não arriscar e aluguei um carro para evitar possíveis dores de cabeça.


3.1.4.Condições da Estrada
Como já dito, a estrada que liga Cuiabá diretamente a Bom Jardim está novinha e, portanto, em excelentes condições, completamente asfaltada. É uma estrada muito tranquila e agradável. Se for fora de época então, vai pegar uma estrada completamente deserta. (eu fui em Junho de 2013, numa quinta-feira, não vi praticamente ninguém na estrada).


Também, nessa parte nova da estrada (continuação da MT-251) não há NADA na estrada também. Nenhum etabelecimento nem postos de gasolina. Vá de tanque cheio de Cuiabá. (só vai ter posto de gasolina em Bom Jardim).


Só vi uma vendinha nos últimos 70km (foi onde perguntei se estava no caminho certo, devido a estrada deserta e sem comércio).



3.2.Estrutura de Bom Jardim
Tenha em mente que aqui falamos apenas da estrutura encontrada em Bom Jardim, especificamente. Não falamos de Nobres nem de Cuiabá.


Bom Jardim é um pequeníssimo distrito (pelo menos até o momento), pra se ter uma ideia, até o momento da escrita deste artigo, ela nem sequer tem uma entrada na Wikipedia ainda. O vilarejo não tem nada demais, é bem simples mesmo. Todo o brilho fica por conta das atrações naturais que fazem Bom Jardim ser o que é.


Possui várias opções de pousada, apesar de que todas elas tem preços muito parecidos (ha algumas pequenas variações).


Há algumas opções de restaurante tambem. Como ficamos lá por apenas dois dias , só conhecemos 2 restaurantes. (falamos na seção mais adiante).


Não há bancos, nem caixas eletrônicos. O local ainda não trabalha com cobertura completa de cartão de crédito. Muitos estabelecimentos já tem a maquininha, mas nem sempre funcionam. QUando estivemos lá, a maquininha nunca funcionava, tivemos que pagar tudo em dinheiro vivo.


Leve dinheiro!


A respeito de cobertura de celular, até junho de 2013 (quando passamos lá) havia uma rara cobertura para celulares. Mas só testamos a VIVO. Havia cobertura para ligações. Havia sinal de internet também (edge ou 3g) , mas não deu pra usar. Ou seja, há algum sinal, mas não conte com internet.


De qualquer forma, achamos que brevemente essa infra vai melhorar significativamente, em pouco tempo.



3.3.Onde Ficar
Não vamos detalhar todas as pousadas aqui pois a maioria delas pode ser encontrada no site a seguir.
Apenas tabelamos as pousadas pra ficar mais fácil a visualização. Além disso damos o parecer da pousada onde ficamos. (não onseguimos comparar o serviço com outras, mas temos uma ideia).


Dicas para escolher onde ficar:
  • Barganhe o preço.
  • Atente para as pousadas marcadas com cor mais escura na tabela. Elas tem alguns itens que podem ser vantajosos em sua decisão (dependendo do passeio que vai fazer). Esses vantagens são contadas na segunda tabela.


Nome
Distância do centro de Bom Jardim
Preço em baixa temporada
Preço em alta temporada
Pousada Lagoa Azul (Anaconda Turismo)
No centro
R$90,00
R$100,00
Pousada Rota das Águas
No centro
R$95,00
R$100,00
Pousada Rio Cuiabazinho
No centro
R$90,00
R$100,00
Fazenda Capão Azul
6km
R$90,00
R$100,00
Pousada Bom Garden
No centro
R$85,00
R$85,00
Pousada Reino Encantado
10km
R$100,00
R$110,00
Pousada Nossa Senhora da Guia
No Centro
R$60,00
R$60,00
Cama & Café Recanto das Araras
No Centro
R$80,00
R$100,00
Pousaad Bom Jardim
No Centro
R$75,00
R$75,00
*Fonte: http://www.anaconda.tur.br/pousada
*Há mais pousadas que não estão listadas aqui. Colocamos as que encontramos nos sites pela internet.



Pousada
Vantagens
Pousada Lagoa Azul (Anaconda Turismo)
Esta pousada é do mesmo dono da Agência Anaconda, que é a agencia mais conhecida (empatada  com a Rota das Aguas). Por essa razão pode ser que você consiga uma melhor barganha ao juntar a estadia + passeios que for fazer.
Pousada Rota das Águas
Esta pousada é do mesmo dono da Agência Rota das Águas , que é a agencia mais conhecida (empatada  com a Anaconda). Por essa razão pode ser que você consiga uma melhor barganha ao juntar a estadia + passeios que for fazer. O dono desta pousada é Toninho, o cara mais conhecido da cidade, ouvimos falar muito bem dele. Ele é irmão do dono da Agência Anaconda.
Pousada Reino Encantado
Esta pousada é um pouco mais cara. Mas está localizada ao lado de um dos passeios mais famosos do local que é o Aquário Encantado + Mergulho no Rio Sobrosa. Por essa razão, pode ser que você economize bastante neste passeio. Vale a pena chegar se é verdade (nós não checamos!)
Cama & Café Recanto das Araras
A Lagoa das Araras, uma das atrações muito visitadas de Bom Jardim, fica dentro do lote da dona desta pousada. Aliando ao fato de que o preço da pousada é baixo, você vai economizar o passeio da Lagoa, pois nesta pousada você não pagará nenhuma taxa adicionada para conhece-la. Faça as contas! (Nós ficamos nesta).



Cama & Café Recanto das Araras
Nosso parecer
Nós ficamos nesta estadia. Não é porque negociamos muito (eu realmente não sou um ótimo negociador). Mas é porque chegamos na cidade, esta é a primeira pousada da cidade (pra quem está vindo de Cuiabá) então já decidi perguntar preços e ver o local.


O que me agradou é que lá estava vazio e as casinhas ficam bem isoladas da estrada, lá no fundo. ALém do mais os quartos estavam noviiiiiiinhos, tinham TV e cama confortáveis. Fechei o preço de R$70,00 pela diária (fiquei apenas uma diária lá).


Além disso não precisei pagar o passeio da Lagoa das Araras, então economizei +R$20,00.
O café da manhã está incluso.


Recomendamos a pousada.
Obs: não tinha sinal de internet, mas nao tinha internet na cidade inteira (eu chequei que o problema não era só lá não)






3.4.Alimentação
Fomos a apenas 2 restaurantes, então não temos muita moral pra falar desse quesito lá.
Mas há alguns, para aqueles que estão com medo de chegar lá e não haver nada: há.


Nós fomos na Pizzaria Buritis, na entrada da cidade e também em um comida a quilo bem barato bem no “centrão  centrão”, mas não sabemos o nome..


A Pizzaria Buritis também oferece café da manhã. É um local bom.
O Restaurante foi razoável, mas como não lembramos o nome, nem adianta tanto assim...


4.Atrações
4.1.Introdução
Consideramos que esta será a seção mais valiosa do artigo inteiro, onde falamos de todas as atrações (pelo menos as conhecidas até o momento pelas pessoas e agências do local, pois com certeza essa lista irá aumentar ao longo do tempo) e também falamos sobre ambiguidades nos nomes dos atrativos.


Existem alguns atrativos com nomes parecidos, outras com nome das pousadas, alguns tem nomes diferentes mas se referem ao mesmo atrativos entre outras confusões.


Então, haverá a seguir:
1) Mapa com todos os atrativos mais conhecidos (nem todos nós fomos conhecer)
2) Tabela com os atrativos disponíveis em Bom Jardim.
3) Tabela com os pacotes que as agências vendem. Na primeira coluna você vê o nome mais famoso do nome do pacote. Infelizmente esse nome varia de agência pra agência. Apresentamos nessa tabela os preços encontrados nos sites de cada uma e na última coluna, o preço que nós pagamos pelos passeios. Perceba que há diferença entre eles todos. Marcamo em azul os que ganharam em cada pacote de passeios.
4) Nome e explicação de cada um dos atrativos.  Nesta seção também tentamos deixar bem claro em que pacotes esse atrativo aparece.
5) Pacotes oferecidos pelas agências: aqui falamos detalhes das logísticas dos passeios, deixando bem claro quanto tempo se gasta com translados, trilhas, estadias efetivas no atrativo etc. (este item será apresentado na parte 2 do artigo).




4.2.Mapa dos Atrativos


4.3.Tabela de Atrativos
Atrativo / Passeio
Tipo
Distância de Bom Jardim
Duração do Passeio (no atrativo - tempo real marcado)
Aquário Encantado
Mergulho / Nado
14km
30min
Mergulho no Rio Salobra
Mergulho / Nado
14km
20min
Mergulho no Rio Triste
Mergulho / Nado
18,8km
-
Mergulho no Rio Salobrão
Mergulho  com Cilindro
54km
-
Boia Cross no Rio Salobrão
Boia Cross
?
-
Balneário Estivado
Espécie de Clube
1,25km
de 1h até 4h (livre)
Cachoeira Serra Azul
Cachoeira
24,2km
1h30min
Cachoeira dos Namorados
Cachoeira
?
-
Cachoeira do Tombador
Cachoeira
?
-
Caverna São José
Gruta
?
-
Complexo Turístico da Cerquinha
Gruta + Cachoeira (?)
?
-
Gruta da Lagoa Azul
Gruta
?
-
Lagoa das Araras
Contemplação / Fotos
1,84km
1h a 2h
*Os atrativos em amarelo dependem da época ou do clima. (intermitentes)
*Os atrativos com distância marcados com (?) nós não temos certeza da informação, então deixamos em branco. Muitas delas podem ser encontradas na página da Agência Anaconda Turismo (só não sabemos dizer a acuracidade delas). Consulte a seção Links e Referências.
*Os tempos são relativos a quanto tempo você gasta no atrativo em si. Por exemplo: 30min no Aquário Encantado significa que você fica 30 minutos DENTRO dele. Mas isso não quer dizer que o passeio dura só 30min. É porque tem o tempo de traslado, tem a pequena trilha, tem a trilha que liga do Aquário ao Rio Salobra etc. Esse tempo é só pra que você tenha uma ideia de quanto fica nadando. Uma informação detalhe que dificilmente as agências te dão. De forma geral, as agência cumpriram com os tempos prometidos. (não houve mentiras).


4.4.Tabela de Pacotes de Passeios
Nome do Passeio dado pelas agências
Atrativo / Passeio a que correspondem
[1]
[2]
[3]
[4]
Recanto Ecológico Lagoa Azul
Aquario Encantado + Mergulho no Rio Salobra
R$90,00
R$70,00
R$75,00
R$65,00
Rio Triste
Mergulho no Rio Triste
R$60,00
R$70,00
R$65,00
-
Reino Encantado
Mergulho no Rio Salobra
R$95,00
R$70,00
R$60,00
-
Refúgio Agua Azul
Mergulho no Rio Salobra
R$50,00
-
-
-
Lagoa Salobão
Mergulho c/  Cilindro no Rio Salobrão
R$180,00
R$170,00
-
-
Cachoeira Serra Azul
Cachoeira Serra Azul / Nado
R$50,00
R$70,00
R$50,00
R$50,00**
Bóia Cross Salobra
Bóia Cross
R$40,00
R$50,00
R$50,00
-
Lagoa das Araras
Contemplação de Aves
R$15,00
R$15,00
R$20,00
R$0,00*
Balneário Rio Estivado
Clube
R$10,00
R$15,00
R$10,00
R$10,00
Rota das Grutas
Gruta da Cerquinha
R$70,00
-
-
-
Cachoeira dos Namorados
Cachoeira dos Namorados
R$45,00
R$55,00
-
-
[1] - Anaconda turismo
[2] - Interativa Pantanal
[3] - Turismo em Mato Grosso
[4] - Preços que os Caçadores de Cachoeira pagaram em Junho de 2013.
*Não pagamos neste passeio, pois ficamos hospedados na Cama & Café Refúgio das Araras
**Vimos relatos de 2011,desse passeio, de pessoas que foram sem agência. (talvez ainda seja possível)
-os preços marcados em azul são os mais baratos do pacote.
-Os preços incluem: coletes, snorkel e o serviço do guia.
-Os preços não incluem a máquina fotográfica para tirar fotos debaixo d’água.
-


4.5.Detalhes dos Atrativos
Aquário Encantado:

Obs: Visitado pelos Os Caçadores de Cachoeira
O nome deste atrativo faz juz ao nome. É isso mesmo. Um aquário natural, é uma piscina natural na verdade cheia de peixes lá dentro. A água é completamente cristalina. E sim, fica tudo azul. A visão é indescrítivel. Neste passeio você entra lá no aquário, com coletes e snorkel (isso é cedido pela agencia) e fica lá dentro por 30min, observando os peixes e tirando fotos (aluguel de camera a prova d’água é pago a parte). É realmente muito bom e 30min é um tempo bom (pode parecer pouco, mas é bastante você vai curtir não vai achar nem que é demais e nem que é pouco. É o suficiente).


 Este atrativo é sempre oferecido juntamente com um mergulho pelo Rio Salobra, é porque o aquário fica do lado do Rio. Mais informações sob esse mergulho, abaixo.


Este passeio é altamente recomendado, obrigatório, em nossa opinião.



Mergulho no Rio Salobra
Obs: Visitado pelos Os Caçadores de Cachoeira
Este passeio é oferecido pelo menos em 3 lugares diferentes e com 3 nomes diferentes.
É porque o rio tem uma extensão considerável e, pelo que parece, passa por mais de uma fazenda. Assim, cada fazenda oferece o seu mergulho pelo rio, com um nome diferente. Não sabemos dizer se o mergulho em cada porção do rio é suficientemente diferente para que possa ser repetido, porque só fizemos um deles (aquele que é oferecido juntamente com o Aquiário). Se for pra escolher um, obviamente escolha o mergulho com o aquário.


Entre o mergulho no Aquário e o mergulho no Rio nós achamos o mergulho no Aquário muito mais legal. É porque o Aquário tem uma parte rasa e uma parte funda enquanto que o rio é sempre raso.
E no aquário a água é azul, no Rio Salobra a água é muuito transparente, mas não é azul como no aquário. Então o Aquário impacta mais.


Além do mais no Aquário você fica parado, pode ficar imóvel vendo o que quiser. No rio, com a correnteza, não se observa tantas coisas. Pelo menos com a gente foi assim. Pode ser que também dependa um pouco da sorte e do horário pra enxergar mais animais ou não. (no rio)


De qualquer forma é um passeio muito legal. Vale a pena.
Neste passeio você também vai de colete e de snorkel (cedidos pela agência).


Na próxima seção falamos alguns detalhes do passeio combinado Aquário + Mergulho no Rio Salobra.


É importante notar também que o único “pacote” que oferece os dois combinados é o oferecido pela Recanto Ecológico da Lagoa Azul. Entendemos que as outras 2 fazendas estão em porções diferentes do rio e, portanto, não oferecem o Aquário (que provavelmente está dentro dos limite da terra da Fazenda Recanto Ecológico).


Finalmente, podemos dizer que este passeio é oferecido por 3 fazendas:


Recanto Ecológico da Lagoa Azul (esta é a que oferece combinado com o Aquário - a mais recomendada)
Reino Encantado (fica do lado da Recanto Ecológico, muito próxima)
Refúgio Agua Azul (não sabemos dizer o ponto exato onde fica, mas também não oferece o Aquário).


Balneário Estivado
Obs: Visitado pelos Os Caçadores de Cachoeira
Não achamos nada demais neste local. Bem, também, ele é baratinho.


Trata-se de um restaurante com um laguinho pra se nadar do lado.
Não tem nada demais mesmo.


Dá pra nadar de boa também. É um lugar mais familiar. É bom pra quem quer levar os filhos e tomar uma cervejinha. Provavelmente fica bem lotado em fins de semana e em feriados. Principalmente porque fica muito próximo do centro de Bom Jardim.


Resumo: é bom pra se refrescar com uma cerveja do lado, mas só.
Passeio não imprescindível, na nossa opinião.



Lagoa das Araras
Obs: Visitado pelos Os Caçadores de Cachoeira
Trata-se de um local diferente. É… como dizer, uma lagoa mesmo, cheia de árvores que estão “morrendo” dentro dela. E nessas árvores, moram as araras.
As árvores estão morrendo porque a lagoa é artificial. Daí, as árvores que estavam na terra que virou lagoa começaram a morrer e isso ficou propício, pelo que se percebe, a criação dos ninhos pelas araras.


É um lugar diferente. Pra contemplação. Não é pra nadar. Só pra contemplar.
Existem 2 horários para se visitar este local. No começo do dia beeeeem cedinho, quando o sol raiar, ou no final da tarde, quando o seu começar a se por. (pergunte os horários corretos direitinho para os nativos! Eles vão saber te dizer o horário direitinho).


Então, você chega a esse local, existem alguns mirantes bem cuidados pra você ficar um pouco mais próximo das árvores-que-estão-morrendo e começar a ver as araras dando as caras. Se for de manhã, vai vê-las saindo do ninho. Se for de tarde, vai vê-las chegando do “dia de trabalho” e voltando para seus lares.


Não é um local ond você vai caminhar muito não. Não há trilhas aqui. Você apenas chega perto da lagoa, vai nos mirantes e fica contemplando as araras. É belo.


Interessante observar que elas sempre vão em pares. Bem interessante e bonito mesmo.
Não espere ver MILHÕES de araras voando a seu redor, no entanto. Não são MILHÕES. São muitas. Mas é preciso ficar em silêncio (para nao assustá-las?) e poder observar melhor. Elas vão aparecendo de quando em quando. Não é assim,TUUUUUDO de uma vez. Mas são bastantes. Com jeito, dá pra tirar alguma foto bacana.


Se tiver camera com zoom, aqui é a hora de usar tal zoom. Esse é o momento.
É um passeio simples, mas bacana e diferente de quem está acostumado com vida de cidade. Ótimo para fechar o dia.
Vale a pena.


Cachoeira Serra Azul
Obs: Visitado pelos Os Caçadores de Cachoeira
Somos suspeitos pra falar de cachoeira, né? ;)


Estávamos muito querendo fazer este passeio. Fizemos ele no segundo dia, na parte da manhã. Nesse passeio foi muita gente (uma sexta-feira).  Trata-se de uma cachoeira dentro de uma fazenda. Para chegar até ela tem uma pequena trilha, não é super extensa mas tem uma subida que pode cansar aos mais sedentários. De qualquer forma a trilha está bem tratada com escadas, para que mesmo crianças ou pessoas não acostumadas a trilhas possam ir sem problemas.


A cachoeira é muito bela. Não é altíssima, mas é relativamente alta (tamanho médio) e tem um poço bem bacana de se nadar. A água fica AZUL no poço. Sem dúvidas, até o momento a coloração mais bonita que os caçadores já conheceram.


Nesse passeio a agencia obriga a que você use coletes e snorkel tambem, o que particularmente acho meio chato, principalmente em cachoeiras. Mas assim foi.


O tempo que se fica lá também foi bom. Fica-se 1h30min na cachoeira em si, tirando o tempo de trilha de ida e volta e transalados.


Recomendamos muito este passeio.


Cachoeira dos Namorados
Obs: Não realizamos este passeio.


Esse passeio nem nos foi citado enquanto estivemos lá. Pelo que vismo na internet, trata-se de uma cachoeira intermitente. Pode ser um bom passeio secundário, se houver tempo. Está próxima de Bom Jardim.


Cachoeira do Tombador
Obs: Não realizamos este passeio.


Parece uma cachoeira bacana (pelas fotos que vimos no Panoramio), mas está longe dos outros atrativos. Recomendamos somente se você decidir chegar a Bom Jarim, passando por Nobres, e aproveitando, e passando por ela.
Mas não parece ser uma excelente opção não (essa de escolher ir por Nobres).


Mergulho no Rio Triste
Obs: Não realizamos este passeio.
Parece uma boa opção pra quem quer fazer o mergulho mas quer pagar mais barato.
Não sabemos dizer quais são as diferenças entre o Mergulho no Rio Salobra e este Rio.


Estes rios estão longe um do outro. A coloração dos rios provavelmente é diferente.


Mergulho no Rio Salobrão
Obs: Não realizamos este passeio.
Fica mais longe de Bom Jardim. É opção pra quem quer fazer um mergulho mais “profi”, com cilindros.
Pelo que parece, é preciso agendar antes de comprar o passeio. Nós não perguntamos detalhes deste passeio.


Boiacross no Rio Salobrão
Obs: Não realizamos este passeio.
Deve ser legalzinho, mas não foi o mais recomendado para nós. Depende da época também. Recomendamos se tiver tempo e dinheiro sobrando. Deve ser legal. Mas deve ser algo light, imaginamos.



Os seguintes passeios não temos muitas informações. Mas vale a pena pesquisar, se tiver tempo.
Tenha em mente que os citados acima, são os mais famosos, em ordem. Mas se tiver tempo, pesquisae os abaixo também.
Caverna São José, Complexo da Cerquinha e Gruta da Lagoa Azul



No próximo post, parte 2 deste artigo, daremos detalhes dos passeios que fizemos em Nobres, explicando em detalhes as logísticas, tempo gasto em cada evento do passeio, preços, FAQ e dicas.


4.Links e Referências
Link explicando o passo-a-passo de como ir de carro de Cuiabá para Bom Jardim



Este é um bom site com referência a Bom Jardim, mas a informação da estrada está desatualizada. A opção pelo Manso já está finalizada, estrada em excelentes condições.


Informações sobre mergulho no Rio Salobrão


Relato de Grupo que foi a Bom Jardim e fez o passeio para a Cachoeira Serra Azul por conta própria (atenção: é de 2011; Não sabemos dizer se as "regras mudaram"):


Lista com várias Pousadas em Bom Jardim: (utilizamos este como referência na época)



Sites com preços de passeios


Pacotes diferentes (combinados):


Mapas


8 comentários:

Camila disse...

Em qual agencia você locou carro? E lembra o valor da diaria?

Marcelo disse...

Muito obrigado por todas as informações.

Anônimo disse...

Bom dia. Sabe se é possível ficar em Camping em Bom Jardim?

obrigada!

Diego Bigliani Solamito disse...

@Camila: infelizmente não me lembro do nome.... fico te devendo essa. mas achei uma agencia na internet mesmo.

@Marcelo: Que bom que deu pra ajudar!

@Anonimo : Rapaz, eu não tenho certeza absoluta, mas QUASE certeza que algumas pousadas ofereciam local pra camping tb!

Marcelo disse...

Diego, fui para lá em Junho de 2015, fiquei impressionado com belezas naturais daquele lugar, com certeza farei outras visitas para conhecer mais coisas lá.

Para quem gosta de natureza, é O LUGAR, não se arrependerá.

Anônimo: Nessa época eu não tinha barraca, então nem me atentei a questão do camping. Eles também não divulgaram nada a respeito, não vi em lugar algum. Eu fiquei na pousada Lagoa Azul, paguei R$ 90,00 em junho de 2015. Nos fundos dessa pousada tinha uma pequena faixa de grama que talvez daria para montar uma barraca, mas não sei se o dono permitiria.

Visitei também a pousada Rota das Águas, muito legal, tudo é decorado com temas de natureza e do pantanal, segundo informações de hóspedes que encontrei durante um jantar em um pequeno restaurante que tem lá na vila bom jardim. Eu vi só por fora, não entrei nos quartos. Lá também tem um gramado, mas da mesma forma, não sei se o dono permite camping.

Eu incentivo completamente quem está afim de ir prá lá, é show. Só acho que é melhor ir no período de seca, que é de maio a setembro.

Aqui está um trailer da minha viagem:

https://www.youtube.com/watch?v=gNu2UpzgP_A

Se alguém tiver alguma dúvida, só comentar lá no vídeo ou aqui, terei o maior prazer em ajudar.

Valeu! e boas viagens!

Anônimo disse...

é possivel fazer os passeios sem guia?
quais?

Marcelo disse...

O único que vi lá que não precisa de guia é o Balneário Estivado. Fica no final da rua principal em Bom Jardim, do lado esquerdo da primeira ponte que você encontrar depois que terminar o asfalto. Em 2015 a entrada era R$10,00, mas eles não tinham snorkel para alugar, uma pena. As agências cobravam R$15,00 para levar você lá.

Diego Bigliani Solamito disse...

Agora já faz um tempo que estive lá,
infelizmente acho que a maioria dos passeios não é possível fazer sem guia.

Um abraço

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras