Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cachoeiras Lendárias da Serra do Cipó

Este é um post merecidamente dedicado às Lendárias Cachoeiras (difíceis e/ou misteriosas da eterna Serra do Cipó).



Cachoeira de Deus
Cachoeira quase dentro do Travessão, nível dificilissimo. Não conhecemos nenhum relato de alguém que tenha chegado até ela e nem há fotos conhecidas dela. Seu acesso é complicado primeiro porque está longe de algum ponto de acesso e seus 2 ultimos kms de trilha se dão por uma trilha off-road, passando por variados obstáculos: subidas ingremes (sem trilha) passagem por água com mato e muitas pedras. O obstáculo final é o rapel. Não é possivel chegar a sua base sem fazer rapel. Como ainda não temos esse dote, também não temos de previsão de conhecê-la ainda.

A cachoeira que vem logo depois da Cachoeira de Deus é a Cachoeira Fantasminha, de onde pudemos tirar algumas fotos que evidenciam que ela existe (apenas não sabemos se existe um poço lá em cima. Mas tudo indica que no mínimo um pocinho existe.

Altura: ~50m (estimativa).
Poço : desconhecido.
Nível: dificilíssimo.
Conhecida: Não.
Previsão : ?

Aqui a Cachoeira Fantasminha
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó


e ao fundo.... Cachoeira de Deus
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó





Cachoeira Fantasma
Uma das incentivadoras a criação deste grupo. Cachoeira de nível difícil, também dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó. O acesso a essa cachoeira não é permitido e não existe uma trilha direta para ela. Ela tem basicamente 3 pontos de acesso, os 3 de nível difícil.

A cachoeira é protegida por uma mata ciliar grande que peneira trekkeiros amadores de trekkeiros-amadores-hard ou profissionais. Tem uma altura considerável e é muito bonita. Cada ponto de acesso possui um obstáculo sofrível: Via Tombador, apresenta uma floresta densa quase intransponível. Via Retiro Velho apresenta uma cachoeira ("no caminho") que requisita rapel (Cachoeira Drummond) e via Travessão ela impõe um grande morro bem cansativo (essa 3a. via é a mais viável)


Altura: ~60m.
Poço : médioNível: difícil.
Conhecida: Não.
Previsão : 2011

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó



Cachoeira Polar
Cachoeira bonita e pouquíssimo divulgada, fica bem ao centro do Parque Nacional da Serra do Cipó. O Acesso a essa cachoeira não é permitido devido a tratar-se de um ponto frágil e crucial para a geografia de alguns rios na região. Por não ser permitido dormir dentro do Parque atualmente a chegada até ela se torna bem difícil por 2 razões: a trilha é de 30km e metade dela off-road, passando também por uma floresta densa nos seus 3 últimos kms.

Altura: ~50m.
Poço : médio / grande.Nível: bem difícil.
Conhecida: Sim, 2010.
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira Sem Nome
Cachoeira totalmente desconhecida e sem registros conhecidos. Fica bem no meio da Serra, entre Itambém do Mato Dentro e Santana do Riaco / Cardeal Mota. Temos poucas informações sobre essa cachoeira que é visível exatamente no meio da Travessia Travessão Braúnas. Fotos com zoom permitem observar que ela possui 3 quedas e que possui poço. Porém, como está no meio do nada, não há trilhas viáveis de se fazer em menos de 3 dias. Pelo mapa é possível observar uma floresta muito densa que protege essa cachoeira. Não temos previsão de conhecer essa cachoeira.

Altura: 3 quedas de 10 cada (estimativa).
Poço : possui, mas não dá pra saber o tamanho.Nível: difícilissimo.
Conhecida: Não.
Previsão: ?

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó


Zoom:
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira do Travessão
Cachoeira de que temos poucas informações, apesar que um amigo nosso já chegou até lá. Apenas uma foto no Google Earth, com acesso bem dificultado pelo declive alto imposto pelo Travessão. Esta cachoeira é parada parcial pra quem vai até o Poço Andorinhões.

Altura: ~60m
Poço : pequenoNível: difícil.
Conhecida: Não.
Previsão: 2012

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Poço Andorinhões
Um poço no meio do Vale do Travessão com um diâmetro de cerca de 50 metros. Alimentada por 1 rio que cai sobre ele desde o alto de Travessão pela parte direita. É possível que haja uma cachoeira num vão do Travessão próximo a esse poço. O acesso é bem complicado com os agraventes: descida muito íngreme juntmente com florestas densas. Não é possível conhecer esse poço em menos de 2 dias.

Poço : grandeConhecida: Não.Nível: bem difícil.
Previsão: 2012

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó


Zoom:
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira do Funil
Cachoeira muito alta - talvez a mais alta da Serra do Cipó inteira, fora do Parque Nacional, apesar de bem próxima dele. Próxima também de Morro do Pilar. É preciso passar por propriedade particular para chegar até ela. Não existe uma trilha demarcada até ela e possui bastante mato e morros para que se chegue a ela. Além disso essa cachoeira é intermitente, tornando-se um paredão imponente quando sem água. Nível difícil. Estimamos que seja impossível chegar nessa cachoeira em apenas 1 dia, requisitando camping no meio do caminho.

Altura: ~150m
Poço : desconhecido.Nível: difícil.
Conhecida: Não.
Previsão: 2011


From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira Braúnas
Cachoeira cercada de mistérios, pouco divulgada e com pouquíssimas fotos na internet. Possui 4 pontos de acesso, todos difíceis e desafiadores. O menor trecho pra se chegar a essa cachoeira é de 12km e muito pouco conhecido. Além disso é uma cachoeira protegida pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, que não permite dormir no local, o que aumenta o brilho desta cachoeira.

Possui um poço muito grande (o maior da Serra do Cipó)e é "coberta" por um cânion o que imprime um desafio final até a sua conquista. Também possui uma cachoeira 'auxiliar' acima dela : Cachoeira Brauninhas.

Altura: ~65m
Poço : grande.Nível: bem difícil.
Conhecida: Não.
Previsão: 2010


From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó







Visualizar Cachoeiras Lendárias da Serra do Cipó em um mapa maior

11 comentários:

Carlos Souza disse...

Muito legal, cara. Tem tanta coisa foda escondida na Serra do Cipó!

Lucas Alves disse...

Massa demais, velho! Tô começando a pegar umas trilhas maiores agora, espero começar a caçar essas cachoeiras mais escondidas em breve!

Yogurt disse...

ae , quando tem mistério o negócio ganha mais brilho ^^

Vida longa a Serra do Cipó!

Dhiapa disse...

Parabéns aos caçadores de cachoeira por revelar todas essas maravilhas! abraço

Alessandro Borsagli disse...

Bacana esse blog de voces. Tem como chegar na Fantasma pela Andorinhas, dá um pouco de trabalho mas vale a pena e o ideial é ir na época de estiagem. Continuem esse trabalho ímpar que estão fazendo!!

Yogurt disse...

Dhiapa, valeu!

Alessandro, depois quero trocar uma ideia com vc sobre esse trecho!!

vc tem um email?

Alessandro Borsagli disse...

Yogurt, meu e mail é borsagli@gmail.com . Me mande um e mail que ai a gente troca uma ideia ok?

Rafael Gribel disse...

sensacional o blog de vocês... estou anotando as dicas aqui pra conhecer outras cachoeiras no cipó... a cachoeira do funil estava no meu plano desde o ano passado, mas não consegui tirar um fim de semana pra me dedicar... tracei uma trilha no google earth e me pareceu que dá uns 15km de trilha (mais 15km de volta)... já conseguiram mais informações?
abraços e boas pernadas!

Yogurt disse...

Rafael, muito poucas noticias! mas de pouco em pouco vamos chegando la =D
ela é nosso proximo mito-objetivo!

Se quiser me manda email pra diegosolamito@gmail.com que vamos trocando ideia.


abraço!

Expedição Viagens e passeios em Minas disse...

Aqui tem o relato da cachoeira de Deus e de outras que ficam dentro do Cânion do Rio Preto (Travessão)
http://frenesiselvagem.blogspot.com.br/2011/08/travessia-do-canyon-do-travessao-ponta.html#more

Diego Bigliani Solamito disse...

Tive a honra de fazer um passeio recentemente com o Antonio (Frenesi) , que desbravou essa cachoeira :-D

Estivemos nela em 2013, também.

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras