Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cachoeira das Andorinhas e Pedra do Jacaré

Atrações: Cachoeira Andorinhas, Pedra do Jacaré e Nascente do Rio Das Velhas

Os Desbravadores: Diego e Wiliam

Nível: Fácil

Local: Ouro Preto (Parque Municipal das Andorinhas)

Informações e números:
Logística:
Belo Horizonte -> Ouro Preto -> Parque Municipal das Andorinhas
Tempo de viagem -> 1h e 30 min
Distância -> ~122 km (ida)
Estrada -> Asfalto (em boas condições) até a cidade de Ouro Preto. Em Ouro Preto, vire na rua [ver GPS]. Essa rua é um morro bem íngreme. Lá no alto, voce chega em um trevo, onde deve entrar na estrada de terra. Daí são mais 2km de estrada até a entrada do parque. A estrada de terra está em médias condições (alguns buracos).


Distâncias (trilha)
[verificar]

PreçosA entrada no parque das Andorinhas é gratuita. Não há nem um portão, efetivamente. Existe apenas uma construção que pode ser considerada a sede, mas ainda é um parque sem estrutura. O custo deste passeio fica limitado apenas ao gasto de combustível.

A Trilha:Dificuldade geral : fácil / média (devido a ter que escalar algumas pedras).
Passagem pela água : Não (há uma ponte improvisada para a segunda queda).
Passagem por mato: Não.
Oferece perigo: Médio (relatos de violência no local)
Perigo de perder: Médio.

Breve Descrição
A chegada até o Parque Anmdorinhas é tranquila. Seguindo orientações dos nativos da regiao e fácil. Pra quem não tem GPS, vale parar no centro de informações turísticas que fica na entrada da cidade de Ouro Preto, um pouquinho antes da conversão a esquerda que se faz pra subir o morro em direção ao parque. O morro é bem íngreme mesmo. Prepare a primeira marcha do seu carro.

Após vencido o morro, siga pela estrada de terra ( no trevinho que encontrar) e continue uns 2km reto até chegar a sede do Parque. Parando o carro por lá, você visualiza uma trilha dentre as muitas pedras naquele começo.

É a única trilha por ali (fica mais ou menos na esquerda do estacionamento). Até a cachoeira Andorinhas são cerca de apenas 500 metros [verificar GPS]. Chegando lá, você deve descer algumas pedras que, dependendo de que lado voc,ê pegar podem ser não tão triviais assim. Como fomos lá em época de carnaval, havia muitas pessoas que nos ajudaram a ver o melhor caminho. Enfim, não se arrisque: existe um caminho relativamente fácil para descer até a queda.

A parte ruim dessa cachoeira é que você não consegue descer com suas coisas até a queda.. não tem lugar pra guardar as coisas ou algum lugar onde possam ficar a vista.

Outra parte ruim da cachoeira é que é difícil tirar uma foto boa dela, já que ela fica dentro de uma caverna. (mas isso não é exatamente uma parte ruim né?

Depois de visitar a cachoeira, você tem a pedra do Jacaré a sua esquerda (pra quem olha saindo da cachoeira). É preciso escalar um pouquinho pra chegar a ela, mas a vista é legal, além do que dá algumas fotos ótimas.

Depois disso, você pode fazer uma trilhazinha legal, continuando a trilha que chega a cachoeira. A trilha percorre cerca de 8km [verificar gps]. Você passa 2 vezes pelo Rio das Velhas e pode curtir o RIo das Velhas limpo! Uma vez que ali é sua nascente (nem parece o rio das Velhas que os belo horizontinos conhecem!)

No fim dessa trilha (que faz um círculo no parque) conseguimuos enxergar uma cachoeira de longe, que ficamos sem saber se era a própria parte de cima de Andorinhas oj

Estadia:
Se você escolher passar o fim de semana na região e gosta de gastar pouco, recomendamos a Pousada Real, que fica quase na BR, em Cachoeira do Campo. Procure pelo posto "Pains". A Pousada fica quase em frente. Ela é muito humilde, mas possui quartos com banheiro, ventilador e tv por R$ 50,00 a diária. Também terá a opção de quartos com banheiros dividos (estilo albergue), com tv e ventilador, por R$ 30,00. E isso com direito a café da manhã! (bolo, queijo, pão de sal, café, leite e suco). Vale a pena!!

Dicas:
  • Por ser uma cachoeira de fácil acesso, espere um pouco de farofa. Ou escolha um fim de semana comum para ir (deve dar menos gente).
  • Procure pela escadinha para descer até a queda da cac Phoeira (não pense que não dá pra molhar!) A escadinha fica um pouco escondida.
  • Pergunte por informações em Ouro Preto antes de ir para o Parque, para saber se está tudo ok por lá (já ouvimos alguns relatos de assalto na Cachoeira Andorinhas).
  • A Pedra do Jacaré é uma pedra sobressaliente que fica a direita de quem está olhando pra queda da cachoeira. E a pedra... realmente tem um formato de Jacaré!
  • Nesse parque você confere o Rio das Velhas limpinho, aproveite!
  • Se é praticante de moto cross, vai encontrar boas trilhas nesse parque , passando pelo rio das Velhas.


Fotos (Principais Pontos):
Fenda que dá acesso a gruta. (sim! a cachoeira fica dentro de uma gruta!) Acesasndo a gruta você obrigatoriamente se molha. Ao fundo fica a queda da Cachoeira Andorinhas.

From Parque das Andorinhas - Ouro preto


Escadinha de acesso a Gruta de Andorinhas. A descida é fácil. Apenas para chegar até a escada que deve-se tomar cuidado pra não levar um tombo feio.


From Parque das Andorinhas - Ouro preto


Essa foto foi tirada já dentro da gruta (tinha acabado de descer a escadinha). A água é rasa até chegar próximo da Cachoeira. Nos últimos 5 metros é que fica mais fundo.


From Parque das Andorinhas - Ouro preto

Tirei essa foto muito próximo a queda (foi difícil levar a máquina até lá). Fotos com flash não saem , devido a água voando..
Nessa foto você consegue ver a fenda por onde a água passa. A parte da queda visível tem cerca de 5 metros, mas a cachoeira toda deve ter uns 12 metros de altura.


From Parque das Andorinhas - Ouro preto

A luz que aparece mais acima é a luz do sol mesmo. Na foto parece que há muita luz mas não.. entra pouca luz mesmo. (na foto parece, mas deixei o obturador aberto por muito tempo nessa foto).


From Parque das Andorinhas - Ouro preto


Foto tirada desde a Pedra do Jacaré. Bem ali ao fundo note que há um pocinho, onde acreditamos que há uma cachoeira de porte médio, logo depois. Nós tentamos descer por aí, mas era um pouco impossível (só com cordas seria possível).

From Parque das Andorinhas - Ouro preto

Queda de água que enxergamos quase no fim da trilha do Rio das Velhas. Não conseguimos identificar exatamente onde ela fica, mas acreditamos que seja a queda referida na foto acima.

From Parque das Andorinhas - Ouro preto

Foto do Rio das Velhas, limpo! Tirada no meio da trilha.

From Parque das Andorinhas - Ouro preto

Quedinha na entrada do Parque das Andorinhas.

From Parque das Andorinhas - Ouro preto

Pedra do Jacaré. Fazer aquilo dá medo. Mesmo! ehhe. Mas é bacana. Nessa pedra vi alguns ganchos para rappel. Deve ser animal!

From Parque das Andorinhas - Ouro preto


Vídeos:
(Não nos responsabilizamos pelos cuecas de plantão)












Mapa:
Ainda não descobri como fazer para o google maps deixar incorporar um mapa proveniente de um kml externo, infelizmente (coisa chata!) Então por ora, colo o link do mapa aqui:
Mapa

Ou se preferir o link para download do kml real:
Arquivo KML - Download

6 comentários:

Wandercy Leonel disse...

Realmente...Cachoeira ou Gruta das Andorinhas/Pedra do Jacaré é muita aventura MESMO!!!Vale a pena conferir...quem curte natureza e esportes radicais como rapel e caminhadas é simplesmente TUDO!!!

VALEU!!!

Diego Bigliani Solamito disse...

Boa Wandercy, Valeu!

Gustavo A. Athayde disse...

po galera! ces precisam ter mais atenção e dedicar mais tempo pesquisando o nome das coisas e dos lugares. parque nacional das andorinhas foi foda heim...

Diego Bigliani Solamito disse...

Tem razão Gustavo. Foi deslize nosso.
O correto é "municipal".

Corrigido no post!

Ah, e não precisa ficar nervoso ;)

Igor Castro disse...

Ouvi falar que tem uma área de camping lá. Você sabe me dizer alguma coisa dessa area (banheiro, preço, etc)?
Obrigado

Igor Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras